Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Miranda do Douro - Miranda do Douro

Doc004 1 980 2500
Do Miradouro da Sé de Miranda observa-se uma paisagem magnífica sobre o canhão fluvial do rio Douro, exibindo paredes abruptas com cerca de 200m, entalhado no aplanamento da Superfície Fundamental da Meseta.
É numa destas superfícies verticais talhadas pelo rio na rocha granítica que aparece a figura nº2, relevado em manchas de líquenes na patina ferruginosa da superfície do granito.
Na pedreira da barragem de Miranda do Douro observam-se, nos granitóides hercínios do Maciço de Ifanes, diferentes fáceis e relações intermagmáticas. Também aqui se observa o canhão do Douro e o seu encaixe com desvios abruptos.
Na estrada de acesso às instalações da barragem podem observar-se desde xistos e grauvaques, de idade precâmbrica a câmbrica, até gnaisses e migmatitos, instruídos pelos granitos hercínios de Maciço de Ifanes.
No Bairro Verde, junto a um típico pombal, é possível observar um afloramento com estruturas e texturas bandadas dos Gnaisses de Miranda do Douro. Estruturas idênticas, bem como gnaisses ocelados, ocorrem também no afloramento da rotunda de Miranda do Douro.
No parque do rio Fresno, cuja litogia dominante é o complexo migmático, é possível identificar ma margem oeste, um filão mineralizado com sulfuretos .Ao longo de todo o parque a importância da água para o homem está materializada nos moinhos reconstruídos e nas diversas noras e picotas.

Características do Percurso:
Percurso urbano circular, com um bom enquadramento natural, pois a sua envolvente situa-se no parque Urbano do rio Fresno.
Carta Topográfica: Nº81  série M888, edição 3 - IGE - 1999
Distância total: 4Km
Duração aproximada: 1H
Coordenadas Miranda: 41º29'52.37"N    6º16'20.31"W
Elevação: Máx:661m;  Min:610m
Declives máximos: 20,0%; -17,9%

Partilhar